Lançamento do Programa de atendimento municipal de saúde “Melhor em Casa”

Publicado em: 27/03/2023 08:15

Na tarde desta segunda-feira, 27 de março, no gabinete da Prefeita Rafaela Losi, foi realizado o lançamento do Programa de atendimento municipal de saúde, denominado “Melhor em Casa”.

A Atenção Domiciliar (AD) é uma forma oferecida de atendimento na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde.

De acordo com a necessidade do paciente, esse cuidado em casa será realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por médico, técnico de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, além dos profissionais: motoristas de ambulância e farmacêutico.

A atenção domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. Dessa forma, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções. Além disso, melhora a gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, bem como diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência.

Conforme a prefeita Rafaela Losi, o objetivo da Administração Municipal ao implantar esse programa é trazer melhor qualidade de vida para a população. “Esse projeto é a soma da união de todos, pois ninguém faz nada sozinho, essa equipe irá trabalhar para melhor atender os acamados do nosso município”, disse a prefeita.

De acordo com a Secretaria de Saúde e Bem- estar Social, o Programa irá abranger todos os bairros de Clevelândia, incluindo o interior do município.