PREFEITURA MUNICIPAL DE CLEVELANDIA

PROJETO JOVEM APRENDIZ

Programa Jovem Aprendiz


Programa Jovem Aprendiz coloca novos estudantes no mercado de trabalho, garantindo os seus direitos e gerando conhecimento e experiência para eles.

Os jovens que participarem do programa também fazem curso de capacitação antes de começar a trabalhar ou durante o tempo que estiverem na empresa. É o acesso a vagas de estágio e a oportunidade de aprender uma profissão. 

Quem participa do Jovem Aprendiz deve ter entre 14 e 24 anos e deve estar matriculado no ensino fundamental ou médio. O programa dá acesso a vagas de estágio e a oportunidade de aprender uma profissão, com o supervisionamento de uma pessoa responsável da empresa. Além disso, o programa possui parcerias com instituições de formação profissional como os Serviços Nacional de Aprendizagem que também treinam e capacitam esses jovens.

O Aprendiz deve trabalhar somente seis horas por dia, durante dois anos, com direto a salário mínimo, 13° salário, recolhimento do FGTS e férias que devem ocorrer no período das férias escolares. Todos os seus direitos trabalhistas são garantidos por lei.