Novas ações de limpeza são realizadas em Clevelândia

Neste mês de novembro a equipe da Secretaria de Meio Ambiente – SEMA, realizou em Clevelândia novas ações de limpeza, sempre destinando de forma correta todo o lixo encontrado. Os trabalhos foram realizados em parceria com a Secretaria de Obras e Viação em dois pontos da cidade; na saída para Mangueirinha PR 459, nas proximidades do parque Tamarino de Ávila e na encruzilhada da Rua Manoel L. Martins, próximo à madeireira Revana.

Em meio ao entulho foram retirados lixo doméstico, orgânico e restos de materiais de construção.

A falta de conscientização nas pessoas é ainda o grande fator dos problemas com os lixos jogados na rua. É algo enraizado, por uma ação automática, as pessoas jogam os lixos em lugares inapropriados, mesmo estando próximo das lixeiras.

A SEMA alerta a população sobre os perigos do aglomerado de lixo, além de desagradável para a cidade, o lixo ainda pode servir de abrigo e alimento para animais e insetos que são vetores de doenças. As mais comuns são a leptospirose causada pelos ratos; além de cólera causada por baratas; febre amarela e dengue transmitidas por moscas e mosquitos. Além de entupir bueiros e poluir rios.

Cada pessoa é responsável pelo lixo que produz.