Faculdade Fama está desenvolvendo Projeto de gerenciamento dos profissionais autônomos e microempresários

A Faculdade Municipal de Meio Ambiente - FAMA está desenvolvendo um Projeto denominado “Um Estudo sobre o perfil de gerenciamento dos profissionais autônomos e microempresários do município de Clevelândia”. O responsável pelo projeto é o Professor MS Nelton da Silva Lehnhard, do curso de Administração.

O objetivo principal consiste em realizar um levantamento de dados no município para identificar o perfil de gerenciamento desses pequenos empreendimentos, a necessidade de capacitação dos profissionais autônomos e microempresários, definir as áreas e os conteúdos de cursos de capacitação, palestras e outros eventos, de acordo com os dados levantados e disponibilizar esses cursos de capacitação ao público alvo, de acordo com as áreas envolvidas. Esse levantamento está sendo realizado pelos acadêmicos do curso de Administração.

Segundo o Professor Nelton “Entendemos que a sobrevivência dessas entidades permitirá o desenvolvimento contínuo da produção e consumo de bens e serviços, além da preservação de empregos e distribuição de renda”, disse ele.

Para o levantamento de dados será utilizado um roteiro de entrevistas, estruturado com perguntas fechadas, compostas de questões relacionadas ao objeto da pesquisa e ao perfil dos pesquisados e dos empreendimentos. Formado por 208 profissionais autônomos, 237 Microempresas e 290 Micro empreendedores individual, devidamente cadastrados como ativos, junto ao setor de tributação da Prefeitura Municipal de Clevelândia. O levantamento de dados será realizado entre os dias 17 de outubro a 14 de novembro, pelos alunos da Faculdade Fama.

O Projeto será composto por quatro fases, estando ainda na fase de Pesquisa inicial, onde está sendo analisado o Cadastro de contribuintes do Setor de Arrecadação da Prefeitura Municipal; volume de informações disponíveis; público alvo; classificação por porte e ramo de atividade; e Confirmação da situação cadastral.

As próximas fases serão: Capacitação de acadêmicos do Curso de Administração; Tabulação dos dados e, por fim, Programas de capacitação e treinamento, visando que os próprios acadêmicos realizem essas capacitações com os empreendedores analisados pela pesquisa.