Pedágio ecológico promove doação de mudas nativas em Clevelândia

A Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente – FAMA, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, realizaram na manhã desta quarta-feira (14), um pedágio no centro da cidade, foram distribuídas cerca de 1.500 mudas de plantas nativas e selos de conscientização do meio ambiente. Com o objetivo de informar a prática ambientalista e o desenvolvimento sustentável.

Essas ações que estão sendo promovidas no mês de junho, faz parte da lei aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo prefeito, Ademir Gheller, no mês de Maio. Denominada ‘Junho Verde’, a Lei prevê que durante 30 dias, os órgãos públicos e privados, escolas, igrejas e entidades filantrópicas se envolvam na programação coordenada pela FAMA com o auxílio das escolas, secretária de meio ambiente e instituições parceiras.

Um calendário especial de promoção e valorização á vida foi elaborado para ser desenvolvido no município. Ciclo de palestras nas escolas estaduais, municipais. Pedágio ecológico. Criação da Sala Verde na Instituição FAMA para a formação dos acadêmicos. Concurso da primeira mostra de reciclagem, com premiações. Concurso literário envolvendo os estudantes das escolas municipais, privada e indígena, para escolher o Delegado Municipal do Meio Ambiente. E para fechar o mês, palestras com agricultores sobre Código Floresta e ICMs Ecológico, em parceria com a Secretaria do  Meio  Ambiente, Secretaria de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Segundo o diretor da Fama, Rafael Barboza, “o início dessas ações foi através da indicação da faculdade para que o município sancionasse uma lei. E agora estamos promovendo a prática ambiental responsável de valorização aos recursos naturais”.